O projeto foi criado em 2021 com o objetivo de apoiar jovens que necessitam de ajuda, oferecendo suporte escolar, auxílio familiar por meio de doações de bens materiais, e atividades voltadas ao desenvolvimento de competências físicas.
Conhecido o programa durante o meu mestrado em Lisboa e me interessei em fazer parte da iniciativa. Atuo como professora de matemática, a minha missão é ajudar os estudantes a ultrapassarem dificuldades na disciplina. Promovendo a compreensão dos conceitos, reforçando o pensamento lógico e incentivando a confiança nas suas capacidades académicas.
Acredito que, nesta fase da vida, os jovens precisam de suporte não apenas nos estudos, mas também em seu desenvolvimento intelectual. Tendo enfrentado dificuldades semelhantes no passado, sem acesso a apoio escolar devido a limitações financeiras, sinto-me realizada por agora poder contribuir para o crescimento desses jovens e oferecer o apoio que me faltou.
Durante minha trajetória na PwC Brasil, realizei o primeiro meetup interno sobre análise de dados. O objetivo foi promover a interação da equipa de Data Analytics com os demais profissionais da área de Forensics.
Nesse encontro compartilhamos conhecimentos através da apresentação de estudos de caso e da aplicação de ferramentas de DA na resolução de problemas de negócio.
Além de ser uma ótima oportunidade de integração dos times, o evento também foi fundamental para disseminar a cultura Data Driven, desenvolver o mindset de orientado a dados, incentivar a colaboração interdisciplinar, e fomentar a inovação e produzir resultados que fazem a diferença para a organização.
Data Bootcamp é uma escola de ciência, tecnologia e engenharia formada por profissionais do mercado. O evento ocorreu em dois finais de semana em novembro de 2019, em São Paulo, Brasil.
Foi uma formação prática, com imersão no mundo dos dados e foco na resolução de problemas. O treinamento começou com Python do zero, análise de dados com Pandas, estatísticas e como fazer modelos preditivos com machine learning que ajudem as empresas no dia a dia.
Foi minha segunda participação em um bootcamp, uma oportunidade única de aprender com profissionais excepcionais e colocar a "mão na massa" para consolidar e expandir meus conhecimentos na área.
O movimento Aproximação é uma plataforma social que conecta pessoas às ações voluntárias, e acredita no potencial do poder das atitudes e na vontade de mudar o mundo.
Conheci a comunidade através de uma amiga em São Paulo, no qual compartilhamos do mesmo propósito de impactar positivamente a vida das pessoas e fazer a diferença na sociedade.
Esse dia foi inspirador trabalhar com as crianças que vivem em comunidades carentes, e criou novos vínculos, muita diversão e alegria de todos envolvidos.
Nossa plataforma Depara ficou em segundo lugar no evento de empreendedorismo Startup Weekend Fintech Women 2019, que ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de outubro em São Paulo, Brasil. O evento é uma imersão de 54 horas aplicando os melhores métodos para inovar, validar o problema e montar uma solução e sai com o modelo de negócio pronto para venda. A proposta é incentivar mulheres a se conectarem, construir relacionamentos com os mentores e colaboração para compartilhar, aprender, construir e se divertir.
As startups criadas são avaliadas por um júri, que é formado por representantes de empresas do mercado financeiro. Os workshop abordaram a metodologia Lean Startup, que combina a experimentação e aprendizagem com o foco nas características do produto mais valorizado pelos consumidores, permitindo validar o modelo de negócio na fase inicial e evitar possíveis riscos nas etapas seguintes da vida desse produto.
O modelo de negócio desenvolvido pela equipa foi uma fintech de funding desenhada como marketplace, facilitando a captação de recursos financeiros para o fomento ao desenvolvimento de pesquisas científicas. A proposta da plataforma é fazer a curadoria das pesquisas e através de parcerias oferecer benefícios aos incentivadores e pesquisadores.
O Grupo OLX em parceria com a iniciativa WiDS organizou o evento Women in Data Science Rio, que ocorreu na sede da empresa OLX Brasil no Rio de Janeiro.
Objetivo do encontro é promover a capacitação de mulheres no campo da ciência de dados, e aumentar a visibilidade da mulher na tecnologia fortalecendo o movimento global e valorizando as contribuições e conquistas das mulheres neste campo.
A WiDS conta com embaixadores voluntários ao redor do mundo que protagoniza os eventos, a comunidade também oferece educação, inovação e liderança para fortalecer as conexões, apoiar, educar e inspirar mulheres e organizações em todos os lugares.
A inspiração e liderança demonstradas pelas palestrantes foram verdadeiramente motivadoras, mostrando o impacto positivo das mulheres na ciência de dados. O acesso a inovações e tendências atuais no campo tecnológico, me proporcionou uma visão ampla das ferramentas e metodologias emergentes, ampliando meu conhecimento e habilidades. Além disso, contribuir para a diversidade e inclusão no setor tecnológico foi extremamente gratificante, reforçando a importância de um ambiente mais equilibrado e inclusivo e com uma equipa multidisciplinar.
O bootcamp aconteceu nos dias 15 e 16 de março de 2019, em Curitiba, Brasil. Foi meu primeiro treinamento intensivo e prático em Data Science e Machine Learning, utilizando as principais tecnologias da área e ferramentas usadas nas principais empresas.
Esse evento foi extremamente valioso para mim, pois estava apenas começando minha jornada nesse campo. Proporcionou uma base sólida de conhecimento, e me ajudou a desenvolver habilidades práticas e me deu a confiança necessária para enfrentar desafios da migração de carreira.
Data Hackers é a maior comunidade de profissionais de Data Science, AI, Machine Learning e Data Engineering do Brasil. Com mais de 40 mil membros trazem as maiores e mais inovadoras soluções para as organizações, através de iniciativas como newsletter mensal, podcast, blog e canal no slack.
O IVD, International Volunteer Day, é uma ação de voluntariado da Prudential do Brasil na qual participei durante meu período como profissional na companhia.
Durante o IVD, colaboradores, prestadores de serviços, parceiros, familiares e amigos, dedicam um dia inteiro ao trabalho voluntário em organizações do terceiro setor, sem fins lucrativos e não governamentais em ações voltadas para os nossos pilares pilares de diversidade e inclusão e responsabilidade social: mulheres, população negra e educação financeira.
Considero o trabalho voluntário extremamente importante, pois ele não apenas fortalece a comunidade, mas também enriquece nossas vidas, promovendo um senso de propósito e contribuindo para um mundo mais justo e inclusivo.
O workshop aconteceu na instituição de ensino Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), nos dias 07 e 09 de agosto de 2018.
Ministrado pelo docente Renato Cuenca doutor e especialista na área. Objetivo do curso foi de aprimorar o desenvolvimento da Inteligência Emocional por meio de ferramentas práticas de auto-gestão, ampliando o autoconhecimento e o autocontrole, e incrementando as habilidades sociais.
Desenvolver a inteligência emocional permite o líder e ao liderado estabelecer relações produtivas, dado o moderno contexto corporativo, complexo e dinâmico que impõe desafios diários aos profissionais.
A B3 é a principal empresa de bolsa de valores do Brasil, oficialmente conhecida como B3 - Brasil, Bolsa, Balcão. Além de ser uma plataforma de negociação, a B3 também fornece educação para os investidores e profissionais.
Primeiro curso foi o de Psicologia Econômica que ocorreu no mês de agosto de 2018, e em seguida o workshop de Arquitetura de Escolhas. Ambos ministrados pela psicanalista e doutora Vera Rita de Mello, sendo pioneira na análise de fenômenos econômicos na ótica de psicologia econômica.
Como economista tenho o hábito de observar as pessoas e o mercado financeiro e seus impactos na sociedade. Entretanto, me questionava sobre o princípio básico que aprendi de que os agentes são racionais em suas escolhas.
Vivendo no Brasil, com uma economia com muitas incertezas e desafios, não me parecia que os agentes eram tão racionais assim, e por isso resolvi buscar uma nova ótica sobre os comportamentos econômicos, e as tomada de decisões e vieses psicológicos que podem atrapalhar na decisão do indivíduo.
Buscar compreender na psicanálise como funciona nosso cérebro quando fazemos uma escolha e como é possível mudar um comportamento e quais abordagens utilizar. A arquitetura de escolha é uma das linhas de pesquisas mais recentes em ciências comportamentais aplicadas. Com Prêmio Nobel de Economia a Daniel Khaneman, Herbet Simon, Robert Shiller e Richard Thaler.