20 min leitura - Setembro, 2024.
Aprender algo novo pode ser desafiador e frustante no início devido à falta de familiaridade do assunto, mas tem seu lado bom e recompensador que é a melhora da sua capacidade de resolução de problemas e contribui para sua confiança pessoal e profissional ao desenvolver novas habilidades.
Pense que o início é como um namoro, uma mistura de empolgação e incerteza. Aos poucos, vão-se descobrindo e experimentando as possibilidades, e com paciência e dedicação, o entendimento cresce, tornando-se familiar e gratificante .
📚Neste guia, apresento de forma básica e rápida as principais funcionalidades da plataforma Tableau, que permite a análise dos dados de forma visual para transformar os dados e solucionar problemas. No site do Tableau, é possível encontrar mais detalhes sobre seus produtos e serviços.
A seguir, estão os tópicos que serão apresentados para que se possa aprender os conceitos básicos e a terminologia do Tableau.
Fonte: Elaboração própria
Caso ainda não tenha uma conta, será necessário criar uma no Tableau Cloud, que é a plataforma totalmente hospedada na nuvem. É oferecido um período de avaliação gratuita de 14 dias, e para estudantes e professores têm acesso por 1 ano do Tableau Desktop, sendo uma boa oportunidade de aprendizado prolongado.
Fonte: GIPHY
Agora com acesso ao Tableau em mãos, é hora de dar os primeiros passos e começar a explorar essa poderosa ferramenta de visualização de dados. Vamos explorar as funcionalidades básicas e começar a dar forma às suas análises!
Se estiver utilizando o Tableau Desktop, a Página Inicial exibida será idêntica à mostrada na imagem abaixo.
Essa página é a localização central da plataforma, onde poderá Conectar dados, Abrir as pastas de trabalho e Descobrir e explorar a comunidade do Tableau.
A Área de Trabalho é o seu ambiente de trabalho, onde pode criar, editar e visualizar as análises. Inclui painéis de controle para arrastar e soldar dados, criar gráficos, ajustar filtros, e construir dashboards de forma interativa para explorar os dados. Para mais detalhes sobre cada item consulte aqui.
É composta pelos elementos a seguir:
1. Painel de Dados: organiza os dados conectados que ficam disponíveis para criar visualizações e análises dentro da área de trabalho. Nele, se pode visualizar e acessar as dimensões e medidas dos campos, ou seja, a classificação do tipo do dado (string, inteiros, datas, etc).
Os campos em azul são chamados de Dimensões, que contêm valores qualitativos e descritivos, como nomes, datas e dados geográficos. Controlam o nível de agregação das medidas em uma visualização, e podem ser organizados em hierarquias.
Os campos em verde são chamados de campos de Medidas, possuem valores numéricos e quantitativos que podem ser agrupados por funções, como soma e média.
2. Cartão de Marcas: é onde poderá arrastar os campos de medidas e dimensões para controlar a aparência da visualização, como cor, tamanho, rótulo, forma e detalhes.
3. Barra de Ferramenta da Exibição: para acessar comandos e as ferramentas necessárias de análise e navegação.
4. Barra de Menu: contém diversas opções de personalização da análise e configuração da visualização.
5. Divisórias Colunas e Linhas: são áreas onde você irá arrastar os campos de dados para construir as visualizações. As colunas organizam os dados horizontalmente (no eixo x), enquanto as linhas organizam os dados verticalmente (no eixo y). Juntas, elas definem a estrutura dos gráficos e tabelas que serão criados.
6. Campo de Visualização: espaço que exibe as visualizações de dados, como gráficos, tabelas e mapas. A medida que se altera as dimensões e medidas nas divisórias de linhas e colunas, a visualização se ajusta automaticamente.
7. Guias de Folhas e Painéis: é criado para cada folha uma visualização, na parte inferior da área de trabalho é possível adicionar folhas adicionais. Os painéis são criados combinando as planilhas para construir uma história da análise de dados.
Para a próxima etapa, vamos conectar os dados e criar a pasta de trabalho para nossa análise. Antes disso, vou dar um pouco de contexto dos dados que usaremos. Imagine que você trabalha em uma grande empresa de varejo, e sua missão é analisar as vendas e a lucratividade do negócio, compartilhando suas descobertas com a equipa.
Portanto, os dados com os quais iremos trabalhar exibirão informações sobre os produtos, vendas, regiões, consumidores, datas de venda, entre outros.
Vamos importar os dados a partir de um arquivo excel, para baixar clique no link a seguir: Exemplo - Superloja.xls
Na página inicial do Tableau, conecte os dados através da opção Microsoft Excel e em seguida selecione o local onde o arquivo em excel foi salvo no computador.
A página de fonte de dados será exibida com o nome do seu arquivo importado. O painel a esquerda mostra as três planilhas existentes no arquivo excel.
A seguir temos que relacionar essas tabelas para criar uma fonte de dados do Tableau. Arraste a tabela de Orders para a tela em branco, depois faça o mesmo com a tabela Returns inserindo à direita da tabela Orders.
A janela editar relacionamento será exibida, é preciso definir como as tabelas se relacionam entre si, ou seja, qual campo é o responsável por fazer a junção das informações. Em ambas as tabelas temos um campo em comum que é o Order ID, a tabela People não precisar relacionar para esta atividade.
O Tableau identifica automaticamente o tipo de dado para cada coluna da tabela, porém é possível modificar manualmente clicando no ícone acima do nome da coluna.
Por fim, com os dados conectados e os relacionamentos feitos, escolha um nome para a pasta de trabalho do Tableau e salve o projeto no computador.
Vamos analisar as vendas desta empresa de varejo, para tal será criado um gráfico com a visualização das vendas ao longo do tempo pelas óticas de categoria e segmento. Lembre-se que, os campos discretos são coloridos em azul e criam cabeçalhos, a maioria das dimensões é de campos discretos. Os campos contínuos são na cor verde e criam eixos, a maioria das medidas é contínua.
Crie uma nova planilha dê o nome de "Monthly Sales By Category". Em seguida, arraste o campo Order Date para a prateleira de colunas, e mude para a opção de mês (Month, May 2015) e que seja um campo contínuo para manter as datas em ordem cronológica. Por fim, arraste o campo Category para a prateleira de linhas, também inclua a medida Sales com a função de soma (Sum).
Uma forma convencional de exibir os totais acumulados ao longo do tempo é através de linhas empilhadas, depois de arrastar os campos o gráfico será criado automaticamente. Para modificar o tipo do gráfico, vá em Show Me que aparece no ambiente de trabalho e selecione o tipo certo. Outra opção, é selecionar no Marks e alterar para Area. Ao fim dessa etapa, seu gráfico deverá ser semelhante ao da imagem abaixo:
Para determinar se o pedido de venda resultou lucro ou prejuízo, é necessário criar uma medida com expressão fixa. A soma do cálculo do lucro será sempre feito no nível de cada ID do pedido, independentemente das dimensões exibidas.
Selecione a medida Profit, e na seta ao lado vá em Create -> Calculated Field e crie uma expressão com nome "Order Profitable? ". Veja o quadro abaixo:
Para manter a privacidade dos dados, no campo Order Profitable edite os aliases para mudar os rótulos dos membros. Em seguida, arraste o mesmo campo para o menu Marks no item Color, dessa forma ao clicar em algum dos rótulos o gráfico irá ajustar os dados.
Acrescente detalhes no gráfico através das dicas de ferramentas. No cartão Marks arraste o campo Profit para Detail, é possível formatar o texto da dica de ferramenta como desejar.
Outro ajuste possível é em relação à data: é necessário criar um filtro que permita especificar uma data de início e término para o intervalo dos dados. Para isso, arraste o campo Order Date para Filters, em seguida exiba o filtro para torná-lo interativo. Além disso, para melhorar a visualização do gráfico, edite os nomes dos eixos e os formatos numéricos.
O resultado final será o da imagem abaixo, um gráfico interativo que permite analisar as vendas por categoria dos produtos ao longo do tempo.
Com o gráfico pronto, poderá facilmente duplicar essa análise para a ótica de segmento da empresa. Selecione a a planilha e duplique, agora basta trocar o campo da linha de Category para Segment. O gráfico ficará com esse formato da imagem abaixo.
As tabelas de texto no Tableau, também conhecidas como tabelas cruzadas ou dinâmicas, permitem uma visualização organizada dos dados. Primeiramente, crie uma nova planilha com nome KPI (indicadores-chave de desempenho). Para montar a tabela de KPI, será necessário criar algumas medidas adicionais no campo calculado, conforme descrito a seguir:
No painel de dados, há dois campos gerados automaticamente. Um deles é o Measure Names que contém os nomes de todas as medidas contínuas existentes no painel, arraste para a prateleira de Colunas e uma tabela será criada automaticamente.
Use o cartão Measure Names para selecionar quais medidas serão mantidas e quais não deseja exibir. Além disso, pode alterar o tipo da função de agregação (conforme necessário) e reorganizar a ordem das medidas. Formate cada medida para controlar o tipo de número e o formato de exibição.
Por fim, temos um tabela de acesso rápido aos principais indicadores de vendas tais como: Total de Vendas, Lucro, Margem de Lucro, Vendas por Cliente, Desconto Médio e Quantidade. Veja como ficará a tabela de KPI:
Após finalizar as visualizações, podemos combiná-las e criar um painel visualizar e interagir com todas em um único local. Na parte inferior da área de trabalho, clique em New Dashboard para criar um novo painel.
No menu à esquerda na aba Dashboard há várias opções de tamanho para o painel e layouts de dispositivos onde o dashboard será exibido. No item Size escolha a opção automático, dessa forma o tamanho do dashboard será redimensionado para caber em qualquer tela que for exibido.
Uma prática recomendada é adicionar contêineres com o layout Horizontal e Vertical ao painel, e em seguida inserir os objetos dentro do layout. Primeiro, arraste a planilha de KPI para a área de trabalho em branco, em seguida na opção Objects arraste o item Horizontal Container e posicione abaixo do KPI e insira a visualização Sales by Category. Por fim, escolha o item Vertical Container e posicione ao lado o Sales by Segment.
Na aba Layout do menu lateral em Item Hierarchy, temos a hierarquia do item que mostra a estrutura organizacional dos objetos no painel. Dessa forma, poderá selecionar facilmente os objetos e também remover os desnecessários e redundantes.
Por padrão, um filtro se aplica apenas à planilha de origem para aplicar a todas as visualização sua configuração precisa ser modificada. Em Item Hierarchy selecione o item Order Date, no painel o filtro ficará detacado para uso, clique na seta e selecione a opção Apply to Worksheets e depois All Using This Data Source em seguida faça um teste para confirmar se o filtro está funcionando conforme esperado. Arraste os filtros para organizar a ordem deles, também pode arrastar os conteiners para reposicionar os objetos.
Ao final dessa etapa, você terá seu primeiro dashboard semelhante ao da imagem abaixo.
Uma excelente maneira de compartilhar seu trabalho é disponibilizá-lo na comunidade Tableau Public, é uma plataforma gratuita na web para explorar, criar e compartilhar publicamente visualizações de dados.
Além de dar visibilidade ao seu portfólio, você poderá inspirar outras pessoas com suas análises e encontrar visualizações que também o inspire.
Veja aqui o dashboard completo desse tutorial que fiz com o guia do Tableau.
Esses são os primeiros passos para iniciar na ferramenta, esse tutorial tem como base o guia do Learning: Free Traning Videos disponível na comunidade do Tableau.
Os próximos passos sugiro que: primeiro refaça os passos aqui expostos no Tableau, depois assista e pratique a série completa do guia base e por fim explore outras fontes de dados e crie novas análises e visualizações para problemas diferentes. E lembre-se...
"Para atingir a excelência em qualquer coisa na vida, é preciso repetir e treinar" Paulo Coelho.
Fonte: Giphy